sexta-feira, 3 de março de 2017

O que é um hypervisor?


Para explicar isso vamos pensar que voce tem um computador que não usa mais. Esse computador, vamos referencia-lo como Host (Estação). Nele um hypervisor pode ser instalado. O hypervisor nada mais é um servidor, uma aplicação, que permite simular um outro computador no Host no qual ele é instalado. O ambiente simulado é chamado Guest (Convidado).

Os hypervisors podem ser classificados em dois tipos. O hypervisor, propriamente, dito é quando ele simula uma máquina completa para executar seja lá qual for o ambiente que o usuário que instalou ele deseja. Já o hypervisor leve é, normalmente, chamado de container. Ele pode ser pensado como o antigo jail do freebsd. Isso quer dizer que um serviço que precisa ser executado não terá um ambiente simulado e, sim, uma contenção. Ele compartilhará o mesmo ambiente do host, mas ele pode sofrer restrições de memória, cpu e disco.

Há diversas ferramentas diferentes que podem ser utilizadas dependendo do tipo de hypervisor que se usa. Um exemplo de hypervisor leve é o LxC e um exemplo do outro tipo é o Kvm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário